Escola Paulista de Medicina
Prostgraduate Program in Gastroenterology

Áreas e Linhas de Pesquisa

orgaos

Conheça as Áreas de Concentração e as Linhas de Pesquisa do Programa de Gastroenterologia reestruturadas desde 2018.

Área: Doenças Intestinais

Linha de Pesquisa: Aspectos morfofuncionais e imunológicos do intestino delgado e cólon

Estudos clínicos e experimentais ds características morfofuncionais, bioquímicas e imunológicas do intestino delgado em condições de normalidade ou de doenças, assim como a avaliação de drogas empregadas no tratamento das mesmas.

Área: Endoscopia, pâncreas e vias biliares

Linha de Pesquisa: 1. Endoscopia nas afecções do trato digestório

Estudos multi/interdisciplinares que utilizam dados provenientes da execução de métodos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos para avaliar aspectos da história natural, do diagnóstico e do tratamento das diversas morbidades que acometem o trato digestório.

Linha de Pesquisa2. Pâncreas e vias biliares

Estudos clínicos e translacionais sobre aspectos fisiopatogênicos, doagnóstico e terapêuticos das afecções bilio-pancreáticas inflamatórias e neoplàsicas.

Área: Hepatologia

Linha de Pesquisa: 1. Hepatologia experimental

Esta linha visa estudar: 1. o metabolismo e a viabilidade hepática em modelos experimentais de doenças hepáticas (fibrose, cirrose, esteatose, etc) e outras relacionadas como o Diabetes; 2. a citoproteção hepática com a avaliação do efeito de diferentes substâncias na morte celular (apoptose e necrose) e também na regeneração hepática em modelo experimental de isquemia e reperfusão de fígado; 3. modulação do sistema cinina em situações normais e patológicas.

Linha de Pesquisa2. Hepatologia clínica

Desenvolve estudos clínicos e translacionais que avaliam doenças hepáticas agudas e crônicas, de natureza infecciona, metabólica, tóxica ou autoimune, em relação aos aspectos epidemiológicos, da história natural, diagnósticos e tratamento.

Área: Oncologia

Linha de Pesquisa: Neoplasias do aparelho digestório

Avaliação, por meio de biologia molecular, características biológicas e clínicas de tumores do aparelho digestório, assim como identificar marcadores diagnósticos e prognósticos dessas doenças.

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Rua Loefgren, 1726 - Vila Clementino   •   CEP 04040-002 - São Paulo - SP
+ 55 11 5576 4848 Ramal 2878 ou 1677